Policlínica Fazenda Rio Grande

Caia na folia com saúde e segurança

Home>Notícias>Caia na folia com saúde e segurança
Caia na folia com saúde e segurança
Por: Dev2

Daqui alguns dias o tão esperado carnaval vai começar e a expectativa pela diversão é tanta que é comum as pessoas se esquecem de alguns cuidados básicos com a saúde. E com nós sabemos disso, preparamos esse post com algumas dicas para você cair na folia sem deixar de lado a saúde e a segurança. Você quer curtir todos os dias de folia com o pique lá em cima? Então siga os conselhos dos especialistas para manter a energia sem detonar a saúde. Confira!

Sexo? Só com camisinha

Todos sabem que muitas doenças são transmitidas pelo sexo, como por exemplo, a contaminação pelo vírus da AIDS, da gonorreia, da herpes e da sífilis, os quais podem acontecer apenas numa única relação sexual. Portanto, todo cuidado é pouco e o preservativo é sempre o melhor método para evitar as DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Cuidado com os beijinhos

Talvez algumas pessoas digam: “É só um beijinho”, mas não é somente o sexo que transmite doenças. Sim, pasmem! Mas alguns vírus também podem ser passados pelo beijo, principalmente quando há a “dança do beijo”, ou seja, beijar muitas pessoas durante um curto período de tempo. Doenças como mononucleose infecciosa, que pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e fígado e a herpes labial, que basta alguma queda na imunidade para aparecer aquelas bolinhas vermelha desagradável, são transmitidas pelo beijo. Portanto, não saia distribuindo beijos por aí.

Beba com moderação

Embora essa frase seja recorrente durante todo o ano, nunca é demais reforçar os efeitos causados pela bebida alcoólica. Embora muitos desconhecem essa informação, a bebida alcoólica é potencialmente diurética e, por isso, promove uma eliminação de líquido muito maior do que a ingestão em si, podendo provocar desidratação. Então, nada de exagerar e intercale um copo de bebida com um de água.

Cuide da alimentação

Todo desequilíbrio alimentar é prejudicial, seja ele o excesso ou a restrição de alimentos. Por isso, é importante evitar alimentos ricos em gorduras antes das festas, pois deixam a digestão mais lenta e causa sensação de estufamento. Já durante a folia, não fique muitas horas sem comer, tenha na bolsa alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais e sucos de frutas.

Hidrate-se

Coincidentemente o carnaval acontece na estação mais quente do ano, o que aumenta o risco de desidratação. Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração durante a diversão, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos.

Seguindo essas dicas você terá um carnaval cheio de energia e saúde. Mas se você é um pouco mais sistemático, agende a sua consulta na Policlínica e faça um check up conosco antes da folia. Afinal, ninguém quer perder tanta diversão.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas