Saiba como eliminar, e prevenir as pedras nos rins

Muitos acreditam que as pedras nos rins ocorrem somente após a vida adulta, e se há uma dieta rica em gorduras, mas não é verdade. A doença pode ser desenvolvida em qualquer faixa etária e além dos fatores citados acima, itens como histórico familiar podem sim influenciar a predisposição a doença, veja alguns itens que propiciam que os cálculos possam aparecer:
– Hábitos Alimentares.
– Alterações anatômicas do trato urinário.
– Sedentarismo.
– Medicamentos (diuréticos, corticoide, suplementação de vitamina C e D entre outros.)
– Em pessoas que tem diabetes.
Para se prevenir, é necessário investigar os itens acima, principalmente se há casos de histórico na família, além disso ao aparecer algum cálculo, com o seu diagnóstico é possível entender como se deu a formação dos cristais. Alguns fatores são universais como consumo excessivo de sal, oxalato, fosfato, cálcio, proteínas, além da diminuição da ingestão de citrato (encontrado em frutas cítricas), fibras, magnésico e água.
Segundo médicos, para se prevenir, aumente a ingestão de água, principalmente até a urina ficar clara, diminua o consumo de sódio, aumente a ingestão de frutas cítricas principalmente de laranja e limão, além de praticar atividades físicas regularmente.
Dentre todos os itens, com certeza o melhor aliado no combate aos cálculos renais é a ingestão de água em quantidade de pelo menos 2litros ao dia.
Infelizmente quem já sofreu, ou sofre com a doença, sabe que para expelir os cálculos geralmente é uma péssima sensação, em muitos casos ele costuma sair pelo próprio canal urinário, o que causa muita dor, ou em casos mais extremos somente com cirurgia que implode os cálculos, já em estágio avançado para que saiam com maior facilidade na urina.
Todo cuidado é necessário para evitar uma das principais doenças que afetam os brasileiros, se previna.
Fonte: Minha Vida
Voltar