Policlínica Fazenda Rio Grande

Os cuidados com a saúde não tira férias no verão!

Home>Notícias>Os cuidados com a saúde não tira férias no verão!
Os cuidados com a saúde não tira férias no verão!
Por: Dev2

Com a chegada do verão parece que tudo fica mais leve, talvez pelo clima de férias que envolve as pessoas, pois o que todos querem mesmo é curtir e se divertir. Mas com isso, muitos cometem o erro de tirar férias dos cuidados com a saúde também. Por isso, neste artigo da Policlínica, trouxemos algumas dicas essenciais para os cuidados com a saúde, principalmente nesta estação do ano que requer um pouco mais de atenção devido às altas temperaturas. E assim, você pode aproveitar o verão sem problemas no meio do caminho.

 

Protetor Solar

Embora seja repetitivo, é sempre bom reforçar o uso do protetor solar nesses dias quentes, pois é ele que vai proteger a sua pele da radiação solar. E engana-se quem pensa que o uso é indispensável somente quando vai à praia. Pelo contrário, seja qual for a sua atividade profissional, se você sofre exposição solar o protetor deve ser seu melhor amigo. E lembre-se de passar nas orelhas, pescoço e pés e ainda, de renovar a cada três horas. Além disso, evite exposição solar direta nas horas de muito calor, entre às 10h e às 16h horas.

 

Beba água

Com a temperatura mais quente o corpo elimina líquidos com mais facilidade, o que pode levar à desidratação. Por isso, é importante carregar uma garrafinha a tira colo, e hidratar-se regularmente. Ainda que a recomendação nutricional seja a ingestão de dois litros de água por dia, se você não tem o costume comece devagar e aumente progressivamente. O que não pode é ficar sem água.

 

Movimente-se

Sabemos que muitas vezes o calor gera um cansaço e indisposição, e isso acontece porque nosso corpo aumenta a temperatura muito rápido durante o verão e, como consequência, perde líquidos com mais facilidade, e nosso corpo entende que realizamos muito esforço e a fadiga então aparece.

Mas independentemente disso, deixe a preguiça de lado e movimente-se. As atividades físicas, principalmente ao ar livre, vai te ajudar a recuperar as energias e ainda condicionar o seu corpo à altas temperaturas.

Mantenha uma alimentação leve e saudável

Para manter a disposição e não ganhar uns quilinhos indesejados mantenha uma alimentação leve e saudável. Prefira frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo. Além disso, evite o consumo de bebidas alcoólicas e ou refrescos com muito açúcar, pois contribuem para a desidratação. Aproveite as frutas da estação e prepare sucos naturais.

 

Evite locais fechados ou com ar condicionado

Quem não gosta de entrar em um lugar com ar condicionado bem geladinho em um dia quente, não é mesmo! Mas cuidado, o que parece bom pode ser prejudicial à saúde, pois o ar condicionado aumenta a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar e retira umidade do ar, agravando as alergias. Então, mantenha-os limpos e use vaporizador para aumentar a umidade do ar.

Seguindo essas dicas, você pode curtir o verão com saúde e bem-estar.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas