Policlínica Fazenda Rio Grande

Festas de fim de ano e saúde: cuidado com os excessos

Home>Notícias>Festas de fim de ano e saúde: cuidado com os excessos
Festas de fim de ano e saúde: cuidado com os excessos
Por: Dev2

Cá para nós, as festas de fim de ano são regadas de prazeres. Fartura de comida e bebidas, horas a fio de divertimento, troca de presentes e aquela bela sobremesa. Porém, embora os olhos se encham de alegria com tanta coisa boa, essa combinação de fim de ano é a vilã contra a saúde e bem-estar. Passar dos limites com a quantidade de comida e de bebida, passar muitas horas sem dormir e até mesmo se descontrolar com as finanças tem seu preço, e por isso trouxemos algumas dicas para reduzir os danos causados pelo excesso. Confira!

 

Exagero com a comida

Sabemos o quanto é tentador manter o equilíbrio alimentar quando a ceia posta à mesa tem diversas opções de pratos e sabores. No entanto, sabemos também que o exagero no prato representa quilos a mais na balança, e coloca em risco a dieta de um ano inteiro.

A nutricionista Roberta Stella diz que comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo causando má digestão, além de provocar desconfortos como refluxo e dores abdominais. Por isso, segue duas dicas:

DICAS:

  • Evite chegar às festas de confraternização com muita fome. O ideal é comer um pequeno lanche rico em proteínas, pois aumenta a saciedade;
  • Coma em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos favoritos.
  • No dia seguinte, retome a alimentação balanceada e com quantidade calórica reduzida.

 

Exagero com a bebida

Assim como as comidas, as bebidas também são servidas com fartura, seja espumante, cerveja, caipirinha ou vinho. Contudo, extrapolar nas bebidas alcoólicas pode significar uma noite inteira passando mal. Além disso, o excesso de álcool traz prejuízos para o fígado e, dependendo da pessoa e do organismo, pode resultar até mesmo em um coma alcoólico. Então, fique atento às dicas dos especialistas:

DICAS:

  • Mantenha-se hidratado. Beba bastante água antes de consumir bebidas alcoólicas;
  • Durante a festa intercale um copo de vinho, por exemplo, com um de água ou até mesmo de suco;
  • E aposte nas águas saborizadas.

 

Excesso de atividades e escassez de sono

Se tem uma dupla prejudicial à saúde, além do excesso de comida e bebida, aqui está ela: o excesso de atividades aliado à escassez de sono. E, infelizmente, é bastante recorrente no fim de ano.

As responsabilidades não param de chegar, vai desde as compras dos presentes, agendamento de viagem, entrega de trabalhos, término da faculdade até a preparação da ceia e como consequência, muita gente estressada e ansiosa, o que acarreta reações no organismo, como crises alérgicas e dores estomacais.

Passado este período fatigante, o que as pessoas querem é aproveitar ao máximo cada instante de festa. Logo, não dormem o suficiente, e com isso, o sistema imunológico fica mais suscetível às doenças. Para evitar todos esses e outros males:

DICAS:

  • Desacelere. Se sentir cansaço é melhor relaxar;
  • Saiba identificar o limite do seu organismo e fique atento aos sinais.
  • Se planeje com antecedência. Caso necessário, faça um check list com as tarefas a serem realizadas e suas respectivas datas.

 

Cuidado com as dívidas

Presentes para o pai, mãe, filho, namorada (o), cachorro, periquito e por aí vai, viagem e ceia, ou seja, tudo que envolve dinheiro. E nessa hora, com a empolgação e o apelo publicitário a conta pode não fechar no fim do mês e pior, até começar o próximo ano no vermelho, com as dívidas de Natal. Sem contar que janeiro e fevereiro já existem algumas contas altas, como IPVA, IPTU, escola das crianças, material escolar e etc.

Talvez você esteja se perguntado o que isso tem a ver com a saúde, e a resposta é simples, quanto mais dívida, mais estresse, que é um vilão para a saúde. Portanto:

DICAS:

  • Planeje os gastos antecipadamente;
  • Estipule um valor x a ser usado para as despesas de fim de ano;
  • Faça uma lista de prioridades;
  • Evite usar cartão de crédito e pechinche nas compras a vista.

 

Mas se mesmo com todas essas dicas você ainda extrapolar um pouco em qualquer área e perceber que teve a saúde prejudicada, conte com a equipe da Policlínica para cuidar de você.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas