Policlínica Fazenda Rio Grande

Dia Mundial da Luta contra o Câncer

Home>Notícias>Dia Mundial da Luta contra o Câncer
Dia Mundial da Luta contra o Câncer
Por: Dev2

Uma doença cercada pelo estigma social, o dia 04 de fevereiro é marcado pela luta contra o câncer; uma doença silenciosa que quando não diagnosticada precocemente pode levar à morte. No Brasil, em 2018, foram aproximadamente 600 mil novos casos da doença, sendo mais recorrente o câncer de próstata nos homens, com 68.220 casos, e o câncer de mama nas mulheres, com 59.700 casos. Embora sejam os dois tipos mais divulgados na mídia, o câncer afeta outros órgãos. A seguir, em solidariedade à luta contra o câncer, o nosso artigo de hoje trará informações importantes sobre essa doença e algumas dicas de como prevenir. Confira!

Dia Mundial da Luta contra o Câncer

Instituído no calendário mundial pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, o dia 04 de fevereiro é uma data marcada pela luta contra o câncer e tem como objetivo salvar vidas através da sensibilização e educação para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Atualmente, a doença mata anualmente 8,8 milhões de pessoas no mundo todo. Portanto, toda informação e cuidado pode salvar vidas.

O câncer em números

Para os mais racionais, trouxemos informações sobre o número de casos de câncer e quais as áreas de maior incidência. Antes de mostrarmos esses dados mais específicos, vale ressaltar que na última década o houve um aumento de 20% nos casos de câncer, por isso, todo conhecimento sobre o assunto é essencial para a prevenção e diagnóstico precoce.

Voltando aos tipos de câncer mais recorrentes, destacam-se:

> Cólon e reto (intestino – 36.360)
>  Pulmão (31.270)
> Estômago (21.290)
> Colo do útero (16.370)
> Cavidade oral (14.700)
> Sistema nervoso central (11.320)
> Leucemias (10.800)
> Esôfago (10.970)

Para o Diretor Geral do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Riad Younes, o câncer é uma realidade que vem ultrapassando outras doenças, ocupando o primeiro ou o segundo lugar, em muitos países, devendo, por isso, “ser prevenido, detectado e tratado de forma adequada”.
No entanto, é importante que a população se conscientize sobre a propagação de informações incorretas sobre o câncer nas mídias digitais, pois isso prejudica a prevenção da doença e o seu tratamento. Em outras palavras, o fácil acesso a informações na internet e nas redes sociais leva muita gente a seguir “conselhos médicos”, que na maioria das vezes não têm qualquer embasamento científico, o que pode prejudicar a busca por apoio especializado. Portanto, somente um médico especializado poderá dar o diagnóstico e tratamento correto.

Dicas de prevenção

A prevenção do câncer vem em forma de mudanças de hábitos e aquisição de um novo estilo de vida. Com dicas simples, como as abaixo, você poderá se prevenir contra essa doença. Por isso:
Pare de fumar: o cigarro é o principal causador de câncer de pulmão. Melhor sofrer com o término do vício, do que com o término da saúde e da vida.

> Evite o excesso de sol: embora seja indispensável para a sobrevivência da espécie humana, o sol quando em excesso pode culminar em câncer de pele. Por isso, evite exposição solar entre as 10h da manhã e às 16h da tarde. Além disso, use e abuse do protetor solar no rosto e nas demais regiões do corpo expostas ao sol.

> Reduza o consumo de álcool: o álcool é outro vilão para a saúde e pode desencadear câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama (pré- e pós-menopausa).

> Mantenha uma alimentação saudável: fast foods e alimentos industrializados aumentam os riscos de câncer. Portanto, mantenha uma alimentação saudável, com nutrientes diversificados, e variedade de frutas e verduras.

> Pratique atividades físicas: a prática de exercícios contribui para o bom funcionamento do organismo, o que ajuda a evitar doenças. Então, movimente-se!


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas