Policlínica Fazenda Rio Grande

Cuidados com a saúde das crianças

Home>Notícias>Cuidados com a saúde das crianças
Cuidados com a saúde das crianças
Por: Dev2

A semana da criança está aí e tudo que os pais querem é que seus filhos estejam bem, se desenvolvam e estejam com a saúde em dia, não é mesmo?! A Policlínica compartilha do mesmo desejo, principalmente porque criança saudável é sinônima de criança feliz e pensando nisso preparamos um artigo com algumas dicas de cuidado com a saúde do seu pequeno/a, paea eles possam continuar contagiando toda a casa com sua alegria e peripécias. Confira!

 

Fique atento ao calendário de vacinação

É fato que as crianças possuem menos imunidade que um adulto e, portanto, precisam receber doses de vacinas que ajudarão a protegê-las. Embora o sistema público disponibilize todas as vacinas necessárias, em geral as vacinas da rede privada são mais modernas e abrangem mais tipos de vírus e bactérias que causam doenças. Independentemente de onde será realizada, o importante é que seja feita sempre nas datas e idades indicadas na carteirinha de vacinação.

 

Higienização bucal

A higienização bucal é uma importante ação na prevenção de doenças, principalmente porque a saúde começa pela boca. Enquanto bebê recomenda-se a higienização da gengiva e da língua com uma gaze. Ao surgir o primeiro dente de leite a limpeza com pasta passa a ser indicada. Mas atenção, a quantidade de pasta com flúor deve ser o equivalente a um grão de arroz, pois o excesso de flúor pode acarretar manchas brancas nos dentes. Se preferir, há opções de pastas sem flúor. Além disso, leve seu filho regularmente ao dentista para cuidados mais específicos.

 

Alimentação saudável

Provavelmente você sabe que a criança necessita ter uma alimentação saudável, mas sempre é bom reforçar, principalmente porque com a correria do dia a dia a tendência é optarmos por pratos mais práticos e rápidos, como os fast foods. Então vamos lá, a criança precisa receber diariamente a quantidade adequada de vitaminas e nutrientes indispensáveis para a saúde. Por isso, no lugar do salgadinho para o lanche, prefira frutas que a criança goste e sucos naturais no lugar do refrigerante. Se você preferir, agenda uma avaliação nutricional na Policlínica para que o profissional passe todas as orientações.

Animais de estimação e doenças

Sabemos que toda criança adora ter animais de estimação, o que é bom para o desenvolvimento dela. Porém, algumas doenças podem surgir decorrentes da proximidade com animais. Então, para evitar que seu pet seja prejudicial ao seu filho, mantenha a caderneta de vacinação e vermifugação do animalzinho em dia, pois isso reduz os riscos de doenças.

Já para as crianças alérgicas, a presença de animais pode ser um pouco desconfortante, principalmente devido à pelagem dos animais. Nesse caso, é fundamental manter o ambiente limpo, evitar o contato com secreções, como a saliva, por exemplo, e lavar sempre as mãos após brincar com o pet. Em todo caso, agende uma consulta com o otorrino pediatra da Policlínica para mais dicas.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas