Policlínica Fazenda Rio Grande

A dermatologia a serviço do cuidado com a sua pele

Home>Notícias>A dermatologia a serviço do cuidado com a sua pele
A dermatologia a serviço do cuidado com a sua pele
Por: Dev2

Há um ditado que diz que “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”, e isso vale quando o assunto é cuidado com a pele. Basta dizer que surgiu algo diferente na pele do rosto ou do corpo que logo surgem as mil e uma dicas mirabolantes de cremes e receitas milagrosas. No entanto, embora seja o maior órgão do corpo humano, a pele é sensível e precisa de cuidados específicos de um profissional: o dermatologista. No post de hoje, vamos mostrar para você como a dermatologia trabalha ao favor da sua pele. Confira!

Dermatologia: o que é?

A especialidade médica que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas dá-se o nome de DERMATOLOGIA. Além disso, essa especialidade também é indicada para atuar em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.

Como se pode ver, a dermatologia é uma especialidade ampla e, portanto, possui vários campos de atuação. Veja a seguir quais são.

Campos de atuação da dermatologia

A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano e por isso é indispensável contar com a ajuda de um dermatologista para manter sua pele, unhas e cabelos saudáveis, com cuidados adequados para cada área e problema. Saiba quais são as subespecialidades da dermatologia:

– Dermatologia clínica e preventiva: como o próprio nome já diz, a dermatologia clínica é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que possam atingir a pele e seus anexos.

– Onicologia: essa subespecialidade com um nome bastante estranho, nada mais é que área que se ocupa do diagnóstico e do tratamento clínico-cirúrgico das doenças na unidade ungueal, isto é, das unhas. As doenças mais comuns são unha encravada, onicomicose e unhas frágeis.

– Dermatologia Cosmiátrica: provavelmente a subespecialidade da dermatologia mais solicitada na atualidade, a cosmiatria é responsável por estudar e tratar a beleza de modo abrangente, ético e profissional. Em outras palavras, tem como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência, com tratamentos clínicos (cosméticos) para o envelhecimento, manchas, rugas, aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, peelings, tratamentos para cicatrizes de acne, etc.

– Dermatologia Cirúrgica: essa área da dermatologia abrange todos os procedimentos realizados na pele ou tecido subcutâneo. Além de realizar o diagnóstico e tratamento de questões clínicas ou estéticas relacionadas à pele, cabelo e unhas, o profissional especializado nesta área realiza biópsias, remoção de pintas, de cistos, lipomas e tumores, e ainda atua na correção de cicatrizes, transplante de cabelo, cirurgia de unhas, etc.

– Dermatologia Oncológica: essa área é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele, o tipo mais frequente no Brasil. A partir de exames periódicos, como diagnóstico por imagem e dermatocospia digital, por exemplo, o profissional especialista nessa área identifica lesões suspeitas de câncer de pele e monitora com eficácia e segurança seus pacientes.

 

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre essa especialidade médica, que tal deixar um profissional cuidar da saúde da sua pele? Agende um horário na Policlínica e tenha resultados surpreendentes.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas