Policlínica Fazenda Rio Grande

5 dicas para cuidar da saúde com a chegada do outono

Home>Notícias>5 dicas para cuidar da saúde com a chegada do outono
5 dicas para cuidar da saúde com a chegada do outono
Por: Dev2

É muito comum com a mudança de estação o organismo reagir, principalmente no outono, com a presença da baixa umidade e quando a temperatura oscila muito, o que contribui para a proliferação de doenças virais e transmitidas com facilidade devido os ambientes fechados e/ou com muitas pessoas. Ninguém passa ileso, sejam crianças ou adultos, todos estão suscetíveis às viroses e aos problemas respiratórios como asma, rinite ou gripe. Então, confira aqui as dicas da Policlínica para aproveitar o outono com mais saúde.

Principais sinais e sintomas de doenças no outono

Como já dissemos, todos estão vulneráveis ao desconforto da mudança de estação, no entanto, crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas compõem o grupo de risco e mais propensos a síndromes gripais, as quais atingem as vias inferiores, como no caso de bronquites e pneumonias; e vias superiores, como tosse seca e rinite.

Além disso, pode haver também irritação nos olhos, secura e coceira, o que pode culminar em um quadro de conjuntivite, bastante comum durante o outono. Contudo, engana-se quem pensa que somente o sistema respiratório fica afetado durante o outono.

A pele também sente os efeitos da mudança de estação, fica mais ressecada e mais propensa a rachaduras ou alergias. Portanto, para quem costuma sofrer com a chegada do outono, saiba que a prevenção ainda é o melhor remédio contra os males da estação. Confira as dicas a seguir.

> Mantenha-se hidratado: Assim como no verão, no outono também deve haver uma preocupação com a hidratação, pois com as baixas temperaturas e o ar mais seco, o consumo de líquidos torna-se essencial.

> Evite permanecer longos períodos em locais fechados: Nessa época do ano a proliferação de alguns vírus é maior, e locais fechados favorecem isso. Portanto, sempre deixe janelas abertas para que haja circulação de ar.

> Pratique a higienização das mãos frequentemente: Lavar as mãos deve se tornar um hábito e não apenas durante a troca de estação. Isso porque estamos constantemente em contato com diversos objetos contaminados, e por isso as mãos torna-se um dos transportes para vírus. Então, lave as mãos com água e sabonete líquido, de preferência, e sempre que possível faça uso do álcool em gel para finalizar.

> Mantenha uma alimentação balanceada: Pessoas com o sistema imunológico frágil ficam mais propensas às síndromes gripais. Nesse caso, ter uma alimentação equilibrada com os nutrientes e vitaminas necessárias evita que o corpo fique suscetível a contaminações.

> Hidrate bem a pele: Já mencionamos quais os problemas que podem acometer a pele durante o outono, como rachaduras e irritações. Desse modo, o ideal é evitar os banhos quentes e usar regularmente um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo.

 

Seguindo essas dicas temos certeza que você passará o outono com mais saúde. Mas se precisar, você pode entrar em contato conosco e agendar a sua consulta. Estamos aqui para cuidar de você!


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas