Policlínica Fazenda Rio Grande

27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer

Home>Notícias>27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer
27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer
Por: Dev2

Não há como negar que o câncer é a doença mais temida, principalmente quando diante de dados como da OMS – Organização Mundial da Saúde que revelou que o número de mortes por câncer no Brasil cresceu 31%. Então, a data criada em 1988, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença, além da conscientização sobre o diagnóstico precoce que pode salvar vidas. Confira neste artigo da Policlínica algumas informações e dicas sobre o assunto.

 

Prevenir é essencial

Embora o câncer ainda não tenha a suas causas inteiramente desvendadas, como predisposição genética e estilo de vida, por exemplo, é fato que existem fatores de risco que estão diretamente ligados a praticamente todos os tipos de câncer. Fumar, por exemplo, desenvolve o câncer de pulmão, traqueia e brônquios (tumores no sistema respiratório) e é o maior responsável pelas mortes por câncer no Brasil, seguido pelos cânceres de cólon e de mama. Portanto, um diagnóstico precoce faz muita diferença, pois o câncer de hoje não precisa ser a doença mortal do passado.

Assim, dentre as formas de prevenção: realize consultas regulares, especialmente se tiverem casos de câncer na família e tenha um estilo de vida saudável, alimente-se bem, durma o bem, se estresse pouco, tenha amigos e seja feliz.

 

Dicas do Inca

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca dá dicas de como viver mais e melhor, prevenindo o câncer.

  • NÃO fume: Sim! Seremos chatos e repetitivos: Pare de fumar hoje mesmo! Pois 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas são liberadas com o tabagismo e não fumar é primeira regra contra o câncer.
  • Alimente-se bem: prefira alimentos saudáveis, equilibrados e variados. Além disso, cozinhe o máximo que puder em casa e evite comidas prontas industrializadas, pois contém conservantes, corantes e aromatizantes, os quais são prejudiciais à saúde.
  • Mexa-se: qualquer atividade física vale. Seja caminhada, academia, natação, corrida ou trocar o elevador pelas escadas, o carro pela bicicleta e até cultivar uma horta ou jardim. Escolha a que te faça sentir bem e mexa-se contra o câncer.
  • Sol na hora e medida certas: o câncer de pele é um dos mais recorrentes no Brasil, então, para evita-lo evite a exposição solar entre as 10h às 16h.
  • Prevenção: Algumas ações são preventivas contra o câncer, como por exemplo: a amamentação protege as mães contra o câncer de mama e mulheres entre 25 e 64 anos devem realizar o exame preventivo ginecológico a cada três anos; além disso, meninas entre 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, segundo o Ministério da Saúde, devem ser vacinados contra o HPV.  

 

Venha para a Policlínica

A Policlínica dispõe de diversas especialidades médicas para oferecer o melhor e mais completo atendimento médico da região. Conte conosco não somente no Dia Nacional de Combate ao Câncer, mas em todos os dias, pois a sua saúde é o que nos move. Entre em contato e agende a sua consulta.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas