Policlínica Fazenda Rio Grande

1º de dezembro – Dia Internacional de Luta contra a AIDS

Home>Notícias>1º de dezembro – Dia Internacional de Luta contra a AIDS
1º de dezembro – Dia Internacional de Luta contra a AIDS
Por: Dev2

Mundialmente, o dia 1º dezembro é marcado pela luta contra a AIDS. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrada no Brasil anualmente, desde 1988.  O objetivo da data é despertar a necessidade de prevenção, além de promover o entendimento sobre a epidemia e incentivar a sociedade e os governos a refletirem sobre ela. Neste artigo da Policlínica você vai saber mais sobre a doença e sobre a campanha de combate à AIDS.

 

O que é Aids?

Embora seja uma doença popularmente conhecida, nunca é demais reforçar sobre o assunto, como as formas de contaminação e como age no organismo.

Nesse sentido, de modo simples, a AIDS é causada pelo vírus HIV e transmitida por contato sexual desprotegido com a pessoa portadora do vírus. Além disso, também pode ser transmitida através de transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfuro cortantes.

O fato de alguém ser portadora do vírus HIV não significa, necessariamente, que tal pessoa tenha AIDS, pois a Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico já está bem debilitado.

Outra informação importante é que não se morre de Aids, mas de complicações geradas por doenças oportunistas que acometem o sistema imunológico fragilizado pelo vírus, como por exemplo, a pneumonia.  Em outras palavras, quanto mais fraco o sistema imunológico, mais suscetível a outras doenças.

 

Por que um Dia Internacional de Luta contra a Aids?

Mesmo com os avanços nos tratamentos e maior disponibilidade de diagnósticos pelo acesso aos exames na rede pública, a doença não está controlada e continua fazendo vítimas, por isso se faz importante um dia de campanha com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de prevenção e adoção de comportamento seguro. Além disso, visa desconstruir o preconceito em relação às pessoas infectadas pelo vírus, mostrando para a população que não se contrai HIV com um simples aperto de mão ou abraço e que a pessoa portadora de HIV pode realizar atividades cotidianas normalmente, como por exemplo, trabalhar.

O dia representado pelo laço vermelho traz não somente a preocupação com informações e alerta sobre a AIDS, mas também a ideia de solidariedade, compaixão e comprometimento na luta contra o HIV – AIDS.

 

 

Como prevenir o HIV?

Nunca é demais lembrar que a prevenção é o melhor remédio. Então:

  • Use preservativo do início ao fim de qualquer tipo de relação sexual (anal, oral ou vaginal);
  • Nunca utilize o mesmo preservativo mais de uma vez;
  • Não compartilhe objetos perfuro-cortantes, como por exemplo, agulhas e seringas que entraram em contato direto com o sangue;
  • Nunca reutilize objetos perfuro-cortantes e descarta-los em locais seguros;
  • Receba transfusão de sangue previamente testado.

E lembre-se, em caso de comportamento de risco, não fique na dúvida, faça o teste, você precisa saber.

 

 


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas